Consiste no conhecimento exato e exaustivo da estrutura e função do mecanismo humano, anatômico, fisiológico e psicológico. Assenta no princípio de que o corpo se auto-cura e no equilíbrio homeostático.
“A osteopatia é a terapêutica que tem como objetivo diagnosticar diferencialmente, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas, utilizando uma variedade de técnicas manuais e outras afins necessárias ao bom desempenho osteopático para melhorar funções fisiológicas e ou a regulação da homeostase que pode estar alterada por disfunções somáticas, neuro-músculo-esqueléticas e elementos vasculares, linfáticos e neuronais relacionados.”
- Pediátrica: permite a prevenção, diagnóstica e tratamento de inúmeras condições clínicas que podem afetar o recém-nascido, o bebé, as crianças ou os adolescentes.
- Desportiva: fundamental na recuperação ou manutenção das capacidades físicas dos atletas de diversas modalidades para que possam atingir os melhores resultados.
- Geriátrica: essencial para reduzir a dor e rigidez associada ao envelhecimento.